MONET, O GÊNIO DO IMPRESSIONISMO

Claude Monet é o principal e mais dedicado representante do Impressionismo, que consiste em representar a luz e o movimento por meio de pinceladas soltas, de perto aparentam serem apenas borrões coloridos, mas ao nos distanciar da tela conseguimos ter uma visão transformada do quadro e da obra retratada.

Retrato de Claude Monet

A técnica utilizada por Monet poderia até parecer peculiar na época, mas foi considerada mais tarde como uma das mais belas do mundo.

Para apreciar suas obras ao vivo e conhecer um pouco mais sobre o trabalho inovador e incrível de Claude Monet, você tem diversas opções de museus em Paris para visitar e pode inclusive conhecer a própria casa onde o pintor morou em Giverny e que serviu de inspiração para muitas de suas obras. Veja a seguir.

 

Museu Marmottan Monet

Museu Marmottan Monet em Paris

Imagem site oficial

Este museu costuma estar fora do circuito tradicional dos turistas que buscam visitar as obras de arte abrigadas em Paris, mas é um pequeno tesouro a ser explorado.

Até mesmo o caminho até o local impressiona, uma vez que está localizado no 16ème, perto do Trocadéro, com um ambiente extremamente charmoso e muito frequentado pela burguesia parisiense.

O museu fica na antiga mansão de Paul Marmottan, que doou sua casa e sua coleção de móveis e obras de arte. O ponto alto da história do museu foi quando o filho de Monet, Michel Monet, doou a maioria das obras e do acervo pessoal do pai para este museu. Por isso seu nome também homenageia o pintor impressionista.

Dentre as obras famosas aqui presentes, uma delas que você poderá admirar é “Impression, soleil levant” (Impressão, Nascer do sol), obra que deu origem ao movimento impressionista.

 

Obras de Monet no Museu D’Orsay em Paris

Museu D’Orsay em Paris

Este museu foi inaugurado em 1986 pelo presidente Mitterrand e está situado próximo à margem esquerda do rio Sena em uma antiga estação de trem, proporcionando uma experiência arquitetônica e cultural incrível.

Em seus três andares, o Museu de Orsay abriga importantes obras de arte de pinturas, esculturas e fotografias produzidas entre os períodos de 1848 a 1914 por grandes artistas do impressionismo, pós-impressionismo e realismo.

Neste museu você encontrará várias obras do artista tais como “Les Coquelicots” (Campo de Papoulas), “Femmes au Jardin” (Mulheres no Jardim), “La cathédrale de Rouen” (A Catedral de Rouen) entre outras. Além disso, você também poderá admirar trabalhos de: Van Gogh, Renoir, Cèzanne, Rodin e Pissarro, por exemplo.

 

Museu L’Orangerie 

Museu L’Orangerie em Paris

Imagem site oficial

O L’Orangerie é um pequeno museu de arte impressionista e pós-impressionista localizado dentro do Jardim de Tuileries, em frente à Praça da Concórdia, que abriga, além das gigantes e impressionantes obras de Monet, trabalhos de artistas como Paul Cézanne, Henri Matisse, Amadeo Modigliani, Pablo Picasso, Renoar e Soutine mas as principais obras admiradas lá com certeza são os gigantes e impressionantes quadros.

Dentre as obras expostas de Monet está o conjunto de telas denominado “Les Nymphéas” (Nenúfares).  As pinturas estão expostas em duas salas ovais e são formadas por 22 telas unidas quase que imperceptivelmente para se tornarem oito imensas composições. Elas foram inspiradas nos jardins criados pelo pintor em Giverny.

A maior composição do acervo de Monet do museu mede 17 metros, já a menor mede 6 metros de comprimento e todas elas possuem 2 metros de altura.

 

Casa e Jardins de Monet em Giverny

Jardins de Monet em Giverny

Esta é uma pequena vila bastante conhecida, pois foi lá que o pintor, morou e pintou por 43 anos, entre 1883 até sua morte, em 1926.

Aliás foi em Giverny que em seus últimos 30 anos de sua vida Monet pintou um total de mais de 300 obras, incluindo a famosa série de quadros “Nenúfares”, inspiradas nos jardins de sua propriedade, que foi responsável pelo reconhecimento, ainda que tardio, desse gênio da pintura.

Ao visitar o lugar, você descobrirá também o lado paisagista de Monet, já que ele mesmo foi o responsável por cultivar os belíssimos jardins que podemos vislumbrar na propriedade. Aliás, para ele, essas eram suas verdadeiras obras de arte!

Este é um passeio que nos deixa encantados com as esplêndidas paisagens tantas vezes retratadas pelo pintor, passando pelo Jardim das Águas, com seu famoso lago de ninféias e a encantadora Ponte Japonesa, que produz diferentes efeitos na superfície da água e o colorido Jardim Clos Normand com suas belíssimas flores.

Também é possível visitar o interior da casa de Monet, decorado exatamente como na época em que era habitada, e seu ateliê, com algumas obras-primas e sua excepcional coleção de gravuras japonesas.

Prepare-se, pois este será um passeio inesquecível e você se sentirá como se estivesse dentro das pinturas deste gênio do impressionismo!

 

VENHA CONHECER A ARTE DE MONET EM PARIS!

Se você é um amante das artes e da cultura, deve estar ansioso para ver todas essas obras incríveis de perto, não é mesmo?

Fale com a Elite Turismo e vamos juntos organizar passeios inesquecíveis para você e seus acompanhantes!

Venha já para Paris, nós e as obras de Claude Monet estamos te esperando!

Deixei seu comentário

Aceitamos as formas de pagamento