Experimentar os deliciosos doces franceses é um dos grandes prazeres de uma viagem para Paris. Eles impressionam por sua aparência e nos deixam indecisos sobre qual escolher.
Na dúvida, recomendamos provar todos que conseguir, certamente não se arrependerá!
Abaixo, apresentamos uma lista com os 10 doces franceses e sobremesas que você não pode deixar de provar durante sua estadia no país.
Atenção! Prepare-se, pois esta matéria contém imagens que te deixarão com água na boca!
1. MACARONS
Estes deliciosos docinhos coloridos, os macarons (pronuncia-se “macarrôns”), são verdadeiros clássicos franceses. É um tipo de biscoito feito com amêndoas, crocante por fora, úmido e macio por dentro com recheios cremosos.
Pode-se encontrá-los em diferentes tipos de estabelecimentos, dos mais simples aos mais requintados, e em diversos sabores: framboesa, baunilha, chocolate, laranja, café, limão, pistache, caramelo, entre outros.
Você pode já ter se deparado com esta iguaria aqui no Brasil, pois já é um grande sucesso por aqui. No entanto, nada melhor do que prová-lo em seu local de origem. O sabor é incomparável!
Sugerimos provar a maior quantidade de sabores que conseguir para descobrir o seu preferido.
2. CRÊPES
Este clássico francês é originário da região da Bretanha. Pode ser encontrado na versão salgada ou doce e caracteriza-se por ser um tipo de panqueca feita à base de farinha de trigo, ovos e leite, com uma massa leve e fina e diversos tipos de recheios.
Entre os doces, o crepe Suzette é considerado o tipo mais tradicional. Ele possui recheio de manteiga, açúcar, sumo de laranja e limão e pode ainda ser flambado com o licor francês Grand Marnier. Outra opção de grande sucesso é o crepe com recheio de creme de avelãs acompanhado ou não por frutas.
Você pode degustá-los em barraquinhas espalhadas pela cidade ou em estabelecimentos chamados de crêperies, lugares especializados no preparo do prato.
3. ÉCLAIR
Esta invenção tipicamente francesa é uma das sobremesas de maior sucesso e completamente irresistível. Conhecida por “bomba” no Brasil, é feita com uma massa leve e crocante, sendo recheada com alguma opção de creme. Além de receber uma cobertura e decoração de acordo com o sabor.
As versões mais clássicas são as de chocolate e as de baunilha, mas você poderá encontrar esta delícia em diversos sabores, tais como: caramelo, nozes, café, pistache, maracujá, framboesa, mascarpone, entre outros.
4. LE CHOUX E PROFITEROLE
O choux é um tipo de carolina (como conhecemos no Brasil), feito com a mesma massa leve e crocante que o éclair. É recheado com um creme em várias opções de sabores, tais como: chocolate, baunilha, caramelo, limão, café, maracujá, avelã, pistache, entre outros.
Já o profiterole é feito com a mesma massa que o choux, mas recheado com sorvete ou creme e coberto com uma calda quente de chocolate.
5. MILLE FEUILLE
O millefeuilles ou mil folhas é um doce clássico, criado por volta de 1651 por François Pierre de La Varenne. O sabor tradicional de baunilha é um composto por três folhas de massa folhada, creme de confeiteiro e açúcar polvilhado. Além disso, pode-se adicionar frutas e geleias.
Atualmente, você poderá encontrar variações de sabores desta maravilha, tais como: caramelo, amêndoas, chocolate, mascarpone, entre outros.
6. CRÈME BRÛLÉE
Uma das sobremesas mais conhecidas em todo o mundo, o creme brullé é certamente uma das mais tradicionais na França. Ele consiste em um creme de baunilha com uma cobertura de açúcar caramelizado. Descubra o prazer de quebrar a casquinha com a colher para degustar esta sobremesa divina!
7. MOEULLEAUX AU CHOCOLAT E MI-CUIT AU CHOCOLAT
Engana-se quem pensa que o petit gâteau é um doce típico francês. Você até encontra algumas versões da sobremesa na França, mas com outra denominação. Se pedir por este nome nos restaurantes e estabelecimentos do país, não entenderão sua solicitação, pois petit gâteau em francês é apenas um bolinho pequeno.
Uma das versões francesas é conhecida por Moelleux au chocolat e trata-se de um bolo de chocolate bem cremoso, porém mais seco do que o doce que estamos familiarizados aqui no Brasil. Já Mi-cuit au chocolat é mais parecida com a receita que conhecemos, com o bolinho crocante por fora e o miolo bem mole, com a calda de chocolate derretida. Ambas as versões podem ser servidas ou não com o sorvete.
8. CANELÉ
Típicos da região de Bordeaux, estes pequenos bolinhos são feitos à base de ovos, farinha, baunilha e rum. São crocantes por fora, úmidos e macios por dentro. Possuem este nome por serem assados em formas de cobre caneladas.
Não se engane por sua aparência simples, é uma receita com uma grande quantidade de etapas fundamentais, por isso de difícil execução e com um sabor excepcional.
Está certamente entre os principais queridinhos da confeitaria francesa e deve estar presente
em sua lista para degustar!
9. TARTE AU CITRON
Esta clássica torta de limão é facilmente encontrada e muito consumida na França. É feita com uma massa leve, a sucrée, que possui um teor elevado de açúcar em sua composição, ideal para este tipo de doce. Além disso, é recheada com um incrível creme de limão e pode ser finalizada ou não com merengue.
É de dar água na boca!
10. TARTE TATIN
Certamente um dos doces mais tradicionais e consumidos na França, a tarte tatin consiste em uma torta de maçã “invertida” e teria sido inventada por um erro culinário.
Conta-se que duas irmãs, Caroline e Stéphanie Tatin, cuidavam de um pequeno hotel da família. Caroline cuidava da administração e Stéphanie era uma ótima cozinheira. Em um dia de muito movimento, Stéphanie se distraiu e percebeu que por engano havia levado ao forno somente as maçãs caramelizadas sem a massa por baixo e, para corrigir o erro, colocou então a massa por cima da torta que já estava no forno e para servir virou a forma. O sucesso foi tanto que hoje a sobremesa pode ser encontrada desde em almoços familiares até em restaurantes requintados!
Na receita tradicional, a massa utilizada é a mesma das demais tortas doces, no entanto também pode ser encontrada a versão com a massa folhada. Dividindo opiniões sobre qual é a melhor. Na dúvida, se possível, prove as duas e escolha a sua preferida!
Agora que esta matéria deliciosa acabou, você já deve estar se preparando para visitar várias pâtisseries (docerias) durante sua viagem, acertamos?
Que tal continuar no clima e aproveitar para ler nossa matéria sobre a Culinária Francesa: Top 10 pratos que você precisa provar!
Assim, conseguirá escolher as receitas salgadas que mais lhe agradam e que não poderá deixar de provar ao longo de sua estadia. 😀
Mas que tal focar seu tempo em preparar as malas? Fale com a Elite Turismo para planejarmos juntos sua viagem a Paris. Afinal, os doces franceses são incomparáveis, você precisa experimentar!
Bon voyage et bon appétit!